Ficha técnica

Gralha Azul Cabernet Franc


ORIGEM: São José dos Pinhais - PR
PRODUTO: Gralha Azul Cabernet Franc
SAFRA: 2014
TIPO DE UVA: Cabernet Franc
GRAD. ALCOÓLICA: 12,8 % vol
ALTITUDE: 950 metros
CLIMA: Temperado Úmido
SOLO: Profundo, arenoso-argiloso e medianamente fértil
SISTEMA DE CONDUÇÃO: Espaldeira
PRODUÇÃO: 3,0 kg por planta
ÉPOCA DA COLHEITA: Março de 2014
COLHEITA: Manual com seleção de cachos em caixas de 18 kg perfuradas
FERMENTAÇÃO: Maceração breve com as cascas (1 semana)
ENGARRAFADO: Agosto de 2015
NÚMERO DE GARRAFAS: 4.700
LOTE: Único


ESTILO: : Cabernet Franc de caráter jovem com discreta maturação em madeira.
HARMONIZAÇÃO: Vinho orientado a pratos que unem simplicidade e leveza como carnes grelhadas, entradas com pães, patês, presuntos, queijos e legumes recheados. No prato principal as aves e carnes suculentas refogadas, assadas ou recheadas se equilibram com seu tanino e sua untuosidade. Cabernet Franc é uma uva que origina vinhos frutados, de caráter moderno, que pelas suas características gastronômicas acompanham bem os pratos na culinária regional. Servir levemente refrescado entre 14 a 15°C.

DESCRIÇÃO DO PRODUTO:

VISUAL: Atraente, boa intensidade e profundidade de cor.
AROMA: Maduro e complexo, ressaltando as frutas vermelhas e pretas, maduras e maceradas, de especiarias, de couro. Com o amadurecimento na garrafa adquire notas de champignon, húmus e de caça.
SABOR: O paladar equilibrado, generoso, acidez refrescante, estrutura adequada, o envelhecimento em barris de carvalho reforça o tanino e perfuma o paladar com baunilha e fumaça, bom para apreciar os pratos simples e saborosos do nosso dia a dia.

OUTRA INFORMAÇÕES:

A Vinícola Araucária esta localizada no entorno da Serra do Mar, no paralelo 25-Sul, a 950 metros de altitude em plena região metropolitana de Curitiba. Sendo fruto e desejo de inovação, associa espaço e tecnologia na elaboração de vinhos finos fazendo parte do novo tempo da vitivinicultura brasileira e ampliando sua geografia. A primeira obra, Angustifólia Cabernet Sauvignon, combina a arte e a técnica na seleção rigorosa das uvas e na elaboração do vinho para que expresse sua personalidade. A Vinícola Araucária cultiva as suas uvas no primeiro planalto paranaense, numa região onde ainda é forte a presença do pinheiro-do-brasil ou pinheiro-do-paraná - a Araucária angustifólia.

Trata-se de espécie nativa que se desenvolve, principalmente, no Sul do Brasil, entre as latitudes 18º e 30 º Sul, em altitudes que variam de 500 a 1,800 metros. Cada árvore pode chegar a 300 anos de vida.

Sua semente - o pinhão - é altamente nutritiva, e a sua madeira tem larga utilização. O tronco, que pode chegar a 50 metros de altura com diâmetro de 2,5m, sustenta uma copa de simetria radial em candelabro. É fonte de alimento para a fauna(cutia, gralha-azul, gralha-amarela, papagaio-do-peito-roxo, tucanos, tiribas, macacos, entre outros) que dispersa suas sementes.

Embora protegida por lei desde 1797, no Brasil Colônia, a araucária, integrante da Mata Atlântica, foi muito explorada no século XX, a ponto de estar hoje na lista oficial das espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção.

É a árvore símbolo do Paraná.

® 2014 Vinícola Araucária. Todos os direitos reservados
São José dos Pinhais - PR
Telefones:   Vinícola: (41)99173-5742 das 8:30 às 17:30
                                  Escritório de Curitiba: (41) 3254-5259 de segunda a sexta, horário comercial