Começa poda das videiras na Vinícola Araucária

Teve início, na última sexta-feira (21.8. 2015), na Vinícola Araucária, em São José dos Pinhais, a poda das videiras. O trabalho, que vai durar uma semana, foi conduzido pelo engenheiro agrônomo Pedro Gallina, sócio da Vinícola, e contou com a participação de outro sócio, o também engenheiro agrônomo Adolar Adur. Agricultores familiares da região acompanharam os primeiros momentos da poda, assim como a secretária municipal de Agricultura e Abastecimentode São José dos Pinhais, Daniella Fávaro Setim.


De acordo com Pedro Gallina, o mês de agosto é a época certa para retirar os galhos secos das videiras. "É a poda seca, ou poda de produção, momento em que se define, por meio da retirada dos galhos secos, o que se deseja para a produção que se aproxima", informa. O engenheiro agrônomo acrescenta que nos próximos dias, concluída a poda, as folhas começam a nascer e os brotos aparecem, anunciando uma nova safra.


A poda é muito importante para a renovação da safra e o equilíbrio da parte vegetativa com a parte produtiva. Sem ela, a planta pode crescer muito, produzindo só na ponta, o que é ruim, do ponto de vista de produção dee qualidade, porque a planta começa a perder material produtivo.


O engenheiro agrônomo Adolar Adur explica que depois da poda seca ou de produção, há ainda a poda verde, que ocorre geralmente em novembro, destinada a garantir a qualidade das uvas para a vinificação. A poda verde, conta, elimina o excesso de uvas e permite que os frutos que sobraram na planta recebam boa quantidade de nutrientes, possibilitando uma safra de qualidade para a elaboração dos vinhos finos.


A poda na Vinícola Araucária também foi acompanhada por Osvaldo de Andrade, da Emater, pelo presidente do Sindicato Rural de São José dos Pinhais, Paulo Ricardo da Nova, e pelo engenheiro agrônomo Tiago Alexandre Mikrut, da Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento de São José dos Pinhais.



Assessoria de Imprensa
Walter Schmidt
(41) 9168-4933

® 2014 Vinícola Araucária. Todos os direitos reservados
São José dos Pinhais - PR
Telefones:   Vinícola: (41)99173-5742 das 8:30 às 17:30
                                  Escritório de Curitiba: (41) 3254-5259 de segunda a sexta, horário comercial