Vinícola Araucária instala estação meteorológica digital para aprimorar a qualidade das uvas e dos vinhos





A Vinícola Araucária, que elabora o espumante Poty e o vinho tinto fino Angustifólia, instalou em agosto de 2013 uma estação meteorológica digital em sua sede, aos pés da Serra do Mar, em São José dos Pinhais. A estação monitora temperatura, umidade do ar, pressão atmosférica, velocidade e direção dos ventos, e as precipitações no vinhedo, gerando um banco de informações climáticas que servem de apoio às decisões da equipe de engenheiros agrônomos e enólogos da empresa.



Segundo o diretor da vinícola, Renato Adur, a instalação da estação meteorológica digital é mais um esforço da empresa para que a qualidade das uvas e do vinho seja aprimorada cada vez mais. “Desde 2007, quando iniciamos o preparo da terra e o plantio de uvas francesas e italianas, e a partir de 2009, com o início da vinificação, a qualidade das frutas e dos produtos é acompanhada e monitorada diariamente. E isso exige investimentos e muita dedicação. A estação ora colocada em funcionamento é mais um passo em busca da melhor uva e do melhor vinho”, informa Adur.



A estação meteorológica digital, batizada de IPET001 VA, foi instalada pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPET) no ponto central do vinhedo da Vinícola Araucária, numa altitude de 929 metros. O monitoramente as condições climáticas é permanente e todos os dados são armazenados para estudos e pesquisas. O presidente do IPET, Jefferson Schreiber, diz que a estação, entre outras medições, registra informações sobre temperatura, umidade do ar, velocidade do vento, ponto de orvalho, aviso de chuva ou tempestade e pressão do ar. “Por meio de uma observação atenta aos dados da estação meteorológica, os esforços para que a qualidade seja uma marca são constantes”.



Para mais informações, clique aqui



Assessoria de Imprensa
Walter Schmidt
(41) 9168-4933

® 2014 Vinícola Araucária. Todos os direitos reservados
São José dos Pinhais - PR
Telefones:   Vinícola: (41)99173-5742 das 8:30 às 17:30
                                  Escritório de Curitiba: (41) 3254-5259 de segunda a sexta, horário comercial