Um hotel dentro de uma vinícola. Esta é a novidade de início de ano no setor de enoturismo na Grande Curitiba. Graças a uma parceria firmada entre a Vinícola Araucária, de São José dos Pinhais, e a Rede Slaviero Hotéis, foi lançado o Hotel Boutique Vinícola Araucária by Slaviero Hotéis. Ao mesmo tempo, a vinícola inaugurou a ampliação de sua sede, com destaque para uma nova loja e novo espaço de degustação.
O lançamento do hotel e a inauguração do espaço ampliado da vinícola reuniram mais de 200 pessoas, entre autoridades e empresários, em coquetel realizado no início de fevereiro de 2024 no Gralha Azul Restaurante Campestre e no salão de eventos da vinícola. O sócio gestor da Araucária, Renato Adur, destacou durante o evento o bom momento vivido no Paraná com a expansão do enoturismo e a produção de vinhos. Por sua vez, o CEO da Rede Slaviero Hotéis, Eduardo Campos, falou do pioneirismo do grupo em participar da atividade enoturística. Também discursaram a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, e o secretário da Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara.
Chalés intimistas
O grupo Slaviero assumiu a gestão de 13 chalés, modernos e intimistas, construídos no meio de um bosque de pinheiros, mais o restaurante Gralha Azul Campestre e o novo salão de eventos da Vinícola.
Cada chalé um conta com cama king-size, sofá-cama, TV Smart 50’’, lareira elétrica, frigobar, arcondicionado split, cofre para laptop, mesa de trabalho, Wi-Fi e varanda com uma bela paisagem externa. O banheiro é equipado com espelho aquecido, piso aquecido, secador de cabelo de 2.000W, banheira de hidromassagem com vista para a natureza, produtos de banho Vinotage, roupões e enxoval de cama completo. O salão de eventos, que integra a ampliação da sede da Vinícola Araucária, pode reunir 200 pessoas.
Ampliação
A área construída da sede da Vinícola passa de 470 m² para 1.200 m², quase triplicando o espaço de atendimento e de produção. A adequação inclui uma nova loja/recepção, voltada para o vinhedo, integrando-se totalmente à paisagem e ao lago não muito distante, além de cave subterrânea para 100 mil garrafas e um espaço para eventos personalizados. Na nova loja é maior a visibilidade dos vinhos e espumantes expostos e à venda.
Há também novo fluxo para as visitas guiadas, com espaço ampliado de degustação, sala para exibição de vídeos, terraço panorâmico, pérgula e galeria com painéis da história da Vinícola, premiações recebidas e ilustrações sobre a elaboração dos vinhos e espumantes. A Vinícola Araucária é pioneira na Região Metropolitana de Curitiba em unir vinhedo e vinícola no mesmo local. E hoje o seu catálogo contempla quatro linhas de produtos, com 15 rótulos, entre espumantes, vinhos tintos, e brancos finos, e rosé.