Essa é a nossa vocação, pois estamos na região mais fria do Brasil – e que já foi muito mais fria, antes dessas intervenções humanas no meio ambiente. Natural que as principais celebrações sejam durante esse período, pois tanto outono quanto inverno marcam bastante por aqui.
Os mais antigos certamente se lembram disso, das andanças pelo interior (meu avô tinha uma serraria na região de Teixeira Soares), dos campos brancos de geada pela manhã e da aventura de ir para o mato, na busca de grandes pinheiros, onde esperávamos encontrar pinhões de alguma pinha que tivesse despencado de madura.
Sim, eram pinhões maduros, macios, não como a maioria que hoje está à venda, colhidos antes da hora, com a derrubada forçada das pinhas.
Daí era só juntar umas grimpas (a galhada seca da araucária), fazer fogo e jogar lá dentro os pinhões, enquanto, no fogão à lenha, havia sempre um café quentinho, daqueles de bule, que até já vinham com açúcar. O sabor do pinhão assado direto no fogo não tem comparação. É sabor de infância, que dificilmente encontro nos dias de hoje.
Na Vinícola Araucária
Pois não é que haverá uma chance neste fim de semana? A Vinícola Araucária anuncia a Sapecada do Pinhão para o próximo sábado (09), almoço com receitas à base de pinhão e muitas atrações a mais na vinícola.
A sapecada é uma herança dos tropeiros da região Sul do Brasil. Exatamente como eu descrevi acima: é feita uma fogueira e os pinhões são colocados no meio. As grimpas vão “estourando” e assando na hora a semente do pinheiro.
O evento, que está sendo retomado depois de dois anos de intervalo por causa da pandemia, inclui visita guiada ao mundo dos vinhos finos (espumantes, tintos e brancos), degustação, passeios em bosques de pinheiros, almoço com receitas à base de pinhão, e espaços para crianças. O almoço, no restaurante Gralha Azul, anexo à vinícola, será servido na forma de bufê, com Pinhão no entrevero, Pão e geleia de pinhão, Frango com pinhão, Caponata, Creme de pinhão com carne seca, Risoto, Estrogonofe, Feijoada de pinhão, Arroz doce de pinhão, Canjica com pinhão e outros, num total de 15 pratos.
Os horários disponíveis para a visita são: 10h, 11h30, 14h e 15h30. E haverá duas sapecadas: uma pela manhã e outra à tarde.
O custo é de R$ 190 por pessoa e inclui visita guiada com degustação, itens para a sapecada e o almoço com bufê único.
Para reservar a participação é só enviar uma mensagem pelo WhatsApp (41) 9640-0606 ou pelo e-mail contato@vinicolaaraucaria.com.br
Grimpas empilhadas, pinhões por cima e aí é só acender o fósforo e aguardar pelo saboroso resultado. | Foto: Sue Adur
Localização
A Vinícola Araucária fica no município de São José dos Pinhais, a 40 km do centro de Curitiba, com orientação de caminho pela BR 376 (confira o mapa aqui). As visitas à vinícola estão disponíveis mediante contato antecipado.
Vinícola Araucária
Rua Aparecida Góes de Paula, 1300 – Colônia Malhada, São José dos Pinhais (fácil de chegar via aplicativo Waze)
Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/panela-do-anacreon/sabado-tem-sapecada-de-pinhao-festa-tipica-de-inverno-aqui-no-sul/
Copyright © 2022, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.